convite

A Inclusão Social na sociedade do conhecimento e da informação nos incita a indagar e tematizar os direitos básicos do cidadão e a efetiva promoção da igualdade e da equidade social.

O III Simpósio sobre Educação Inclusiva da Região Centro-Oeste - III SEICO, na versão atual, apresenta, orientado pelo eixo temático Novas Perspectivas Tecnológicas: Saúde, Educação e Inclusão, um programa aliciante de conferências, mesas redondas, comunicações científicas, integrando, desta vez, o I Jornada de Extensão e Cultura do Centro-Oeste – I JEC. E refletir sobre inclusão social a partir de uma vertente extensionista, em um evento técnico-científico universitário, significa comprometer-se com a produção e socialização de saberes, torná-los disponíveis e, ao mesmo tempo provisórios, na expectativa de interferir positivamente nas dinâmicas sociais e fazer diferença.

A Extensão Universitária é, justamente, o locus de articulação de um conjunto de conhecimentos interdisciplinares que, mediante arranjos diversos, oferece produtos acadêmicos à comunidade, enquanto recebe os saberes por ela experienciados o que nos remete, logo de início, a uma modalidade de inclusão.

A I Jornada de Extensão e Cultura é, pois, um momento formativo de intercâmbio entre diferentes profissionais e instituições que, sob o eixo transversal Perspectiva extensionista como síntese dialética entre teoria e prática se articulam às Novas Perspectivas Tecnológicas: Saúde, Educação e Inclusão. Ambos eventos, sincronizados, apresentam algumas respostas, mas, principalmente, indagações acerca das interfaces de vários campos de saberes na imbricação de teoria com a prática na formação universitária e no atendimento aos desafios sociais.

Convidamos aos profissionais da Educação e da Saúde, pesquisadores, estudantes de Graduação e Pós-Graduação e demais interessados a tomar lugar no III SEICO - I JEC, para este encontro fecundo em que o Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste – UNIDESC e o Centro Universitário

ICESP de Brasília - UNICESP oportunizam o diálogo, o entendimento e a proposição de alianças entre os participantes, instituindo e fortalecendo redes de intercâmbio, discussão, estudos, iniciativas e práticas pró-inclusão social. É imperativo, no cenário político e acadêmico atual, tematizar limites e possibilidades das novas perspectivas tecnológicas sobre o acesso efetivo e eficiente à políticas de Saúde e de Educação de qualidade.

Desejamos que o resultado seja expresso em alternativas originais e profícuas de abordagem ao tema, seja na investigação científica, na extensão, seja na proposição de iniciativas da sociedade civil e política, rumo à superação da exclusão social.

O convite é também para que nos engajemos com a transformação e o bem-estar social e mantenhamos viva a chama da possibilidade de um mundo mais justo e amoroso.

Profª Drª Tânia Rossi
Comissão Organizadora